domingo, fevereiro 11, 2007

The Varosa Gorge

Hora e meia de viagem, pasteis conventuais em Lamego, 4 marmanjos 2 centimetros mais curtos, para terminar com 5 euros de bifanas num tasco algures por lá. Foi assim mais um dia de 4 agarrados. Três telefonemas e já lá estavanos os quatro na fruta do Varosa, Eu o Nunes o Rafa e o Benjamim. Penoso no início pois apesar de ter chovido, a hídrica que construiram a montante foi retendo água, mas vertical, divetido e agressivo para os costados à medida que iamos avançando na garganta e passando por elas. A garganta é lindissima, 3 cascatas, 3 grandes rápidos a sério, tudo misturado para dar um conjunto classe V e ainda 1 Km classe III+ no final para desenferrujar, que termina num salto super manhoso quase á beira da saída. Sem dúvida um "must do" dos rios portugueses. Os meus parabens à malta que descobriu e abriu a garganta. Para recordar fica ainda a sucata da minha viatura que no mesmo dia deixou cair os kayaks em plena estrada, e ainda ficou sem bateria. Contingências ...



6 comentários:

Anónimo disse...

Mt fixe mesmo !!!

Parabéns pelas fotos e continuem a dar-lhe mas esperem por nós :)

Abraços pra Mondim

Inverno

Idreira disse...

O rio parece mesmo fora de série, ou só são essas quedas?. As fotos estão muito boas, se não vos conhecesse pensava que estava a ver o Steve Fisher.

Anónimo disse...

O rio é mesmo fora de série. O melhor q remei até hoje.
A garganta deste rio é lindíssima, os saltos fantásticos, muitos toboogans q quase sempre terminam em salto para piscinas maravilhosas. Tem tb passagens "feias" com recepções em pedra onde temos de navegar no limite. Tudo dá para reconhecer.
Este rio deve ser abordado por um grupo forte, com montagem de seguranças activas nos passos mais perigosos (não são só os q aparecem nas fotos), e com muita água devem agarrar bastante.
Tens uma brilhante descrição do rio no Portugal Kayak do Calado.

Anónimo disse...

Demais!!!!
Sempre a dar na fruta

Ramada

PMarquês disse...

Muito louco...
Nunca pensei que ouvesse coisas destas em Portugal.
Espero um dia poder lá ir, quando adquirir um kit de unhas.
Abraço
E divirtam-se.
Pedro Marquês

Anónimo disse...

BOAS, rABIÇOLAS

E os alpes de Italia, e las belas Italianas.~
Um abração