terça-feira, maio 27, 2008

Green Paradise - The Vez River




Há dias em que o caos metereológico em que nos enroscamos faz as nascentes transbordarem, outros em que o sol persistente põe verdura no leito dos rios. Domingo passado, esse caos pôs água com conta, peso e medida nas encostas da Peneda e o Rio Vez corria harmoniso.

"Oh Cerqueira, este ano já tenho a raspadinha completa" - disse eu ao compincha no final do percurso. Para mim é talvez o percurso mais bonito do país. Direi certamente o mesmo na próxima semana, quando remar outra coisa qualquer. Este país está sempre a surpreender-me.

blog 10

Hard waterfall in the Vez river

O Alto Vez corre pelo meio de campos de pasto aprimoradamente cultivados, com vinhas minhotas a bordejar os lameiros. Colhe-se vinho verde. Ladeando o leito granitico crescem carvalhos, salgueiros e azevinhos centenários, protegidos institucionalmente pelo Parque, e geográficamente pela inclinação e humidade das encostas. Claro que poderia passar esta linguagem romancista de fim de século XIX á frente, mas o rio é tão luxuriante, tão excessivamente minhoto que o prazer e adrenalina das águas bravas foi quase passado para trás.

blog 7
Porto Cova. Tipical village of Minho. North of Portugal.
Porto Cova é uma aldeia impinada, e não fosse um pequeno largo no ínicio do povo, seria impossivel estacionar qualquer viatura automóvel. Pelo meio das videiras, enquanto vestia a parafernália, os olhos fixavam as castatas a montante da entrada clássica do percurso. "Tem aqui um caminho !!! " - e abria uma via pelo meio dos tojos e giestas, até a montanha se mostrar intransponível e nos obrigar a descer ao rio. Iniciamos uns 500 metros acima de Porto Cova com uma cascata de 20 metros atrás de nós que nos impedia de conhecer ainda mais o alto rio.

blog 2
The "bonny waterfall" a litle upstream of the roman bridge.
blog 6
The classical put in
Antes do início clássico, navegação em classe V com uma cascata de 7 metros e uma recepção de 1 metro, seguida de sifão. Talvez não valha a pena a suadela que apanhamos para conhecer um pouco mais de Vez. Para baixo da ponte romana, escorregas, rápidos longos entre blocos e saltos um deles bem exigente técnicamente. Tudo isto ladeado pelo persistente verde.

Na ficha técnica, Rabiço, Nunes, Idreira (Tamecanos) Edgar Cerqueira (despernado ou Teixugo, não sei bem) e Yahoo (18eCia), como convidado especial, que lavou a cara e gritou "Jerónimo", um pouco mais do que todos os outros. Grande Luis ... para a próxima está prometido ... sem pressas !!!

blog 9
blog 1
blog 4
blog 3
blog 5
Waterfalls in the Upper Vez

blog 8

Sem comentários: