segunda-feira, janeiro 12, 2009

Dia 9 - "Solitária no Chile"

Rio de San Pedro. Assim se chama pois quando a sua foz foi descoberta pelos espanhois, era dia de S. Pedro. Assim se fazia no tempo dos descobrimentos, cada descoberta, o nome do santo correspondente ao dia.

Mais um rio que sai de um lago. Volume de água, era uma pequena introduçao ao Futaleufu, o rio mais caudaloso que iriamos remar, e também o mais a sul. Classe III e dois passos de IV, com muitas ondas para surfar.

Sou um cabeça no ar. Desta vez deixei óculos e e leitor mp3 na entrada do rio. A equipa queria continuar para sul, para mim estavam em jogo 250 euros de perda. Fiz-me à vida, sozinho pelas estradas do sul interior do Chile, na busca. "Acer deo" - pedir boleia. Um descendente de alemaes emigrados no inicio do século possuia 800 vacas e falou-me que o interior sul vive essencialmente da pecuaria, das madeiras e do pouco turismo que vai aparecendo. No caminho ao encontro do resto da turma experimentei 3 autocarros, senti-me em casa rodeado por estranhos homens e belas mulheres de feiçoes Mapuches. Foi duro estar por minha conta. No dia seguinte já tinha esquecido o incidente. E é aqui que entra a segunda qualidade dos canoistas portugueses, saber perdoar.

Quando fui, mal educado, irrrascivel, negativo, insuportavel ... o resto da equipa que me perdoe, preciso do meu retiro. Decidi seguir só. Agora começa uma outra viagem.


IMG_3445

Palavra inspira a montanha
IMG_3482

Caminhar pela manha pelas margens do lago RiñimapuIMG_3487

"Camineta Aliviada"IMG_3492 - Copy

Bezoiro ChilenoIMG_3474 - Copy

Ricky lê a descriçao do percurso após o acordarIMG_3470

Acordar no lago Riñimapu
IMG_3547 - Copy

IMG_3509 - Copy

Rio S. Pedro

IMG_3636 - Copy

Russo

2 comentários:

Anónimo disse...

belas mulheres de feições ...... muito bom.

Anónimo disse...

Caro Rabiço, canoista e poeta, com o tempo e mais umas viagens irás dar conta que as nacionalidades são coisa de usurpadores, porque as pessoas são do mundo e o mundo é das pessoas (e não de governos, monarcas e ou culturas). Existem pessoas boas e más independentemente da zona geográfica, governo e/ou cultura que praticam. Já reparaste que viajar sem alcateia é mais humano. Espero que aprendas a navegar sozinho nas culturas como nos rios. Vais ver que navegar em culturas é tão ou mais divertido que navegar em rios.