quarta-feira, dezembro 10, 2014

AméricaNuMinuto - 30 minutos didáticos e um caos primario na cozinha (20 de Novembro 2014) 2º GC

AméricaNuMinuto - 30 minutos didáticos e um caos primario na cozinha


Acampar mesmo no topo do planalto foi uma experiência fria. Noite dentro fizeram provavelmente uns 10 graus negativos. Tremi dentro do meu saco de cama e e revesti-me uma série de vezes à procura de conforto. A noite tinha-me posto à prova com o frio, a manha ofereceu-me um nascer do sol arrebatador nas  Vermillion Clifs (o ponto mais alto do planalto primário do Gand. Naquela manha fizemos um breifing com  Ranger do parque (uma sessentona simpática com raizes indias). Depois de checar o material de segurança todo, deu-nos algumas informações e regras para a odisseia. O parque é visitado por 5 milhoes de pessoas por ano, e o Rio Colorado é descido por 30000 por ano em raft motorizado, raf a remo e kayak. Como corre num vale extremamente seco, onde a chuva é rara, qualquer agressão humana tende a perpetuar-se até a natureza repor o original. Corvos, condores, ratos, cascaveis, escorpiões, gatos selvagens, veados, todos estes animais pertenciam ao vale, alguns já habituados à presença humana, teriamos que saber que estariam a nosso lado nos acampamentos, como protegê-los e como nos proteger. Falou-nos um pouco de segurança, da única forma de comunicarmos com o exterior (telefone satélite), e do nosso melhor amigo no Grand o colete
salva-vidas.
Abrimos cerveja, gritamos Grand Canyon - Siga ca#^^{!ho e flutuamos vale abaixo. 
4 rafts e 12 kayaks. Uma equipa multinacional. O Giovani, avolta dos trinta a trabalhar para a Booking.com na Holanda, um italiano que tinha feito erasmus um par de anos atraz em Portugal, conheceu na altura a comunidade das águas bravas e a empatia foi mutua, fez amigos portugueses para a vida. Carbonell, que nos conheceu nas suas viagens em Portugal para remar, e que muita vezes se cruzava connosco nos Pirineus, tem uma empresa de actividades outdoor nas montanhas à volta de Alicante. Os 2 norte-americanos, o Taylor, que é responsavel pela secção outdoor da universidade de Clemson, Carolina do Sul (guiava um raft) e que tinha 2 filhos encantadores; e havia ainda o Seth, talvez o mais reservado dos seres da turma, responsavel pelos programas outdoor da cidade de Raleigh. A representar a turma portuguesa tinhamos, o Duarte (já largamente apresentado), Octávio Canhão, gerente de uma empresa de rafting em Portugal e promotor de eventos (guiaria outro raft); Rui Calado, que reuniu toda a equipa e que se candidatou ao concurso por vagas não comerciais para descer o Grand, um espécie de pai de todos os jovens canoistas actuais, largamente experimentado, perto dos 50, escreveu o guia Portugal Kayak, e orienta uma loja de material de águas bravas em Aveiro; Ivan, brasileiro de origens colombianas, que veio para portugal trabalhar como dentista, mas que já trazia algumas "skills" de canoista do Brazil; Matinhas, engenheiro civil de profissão, habituado a obras em países de risco, nascido e criado em Nespreira, um vale lateral ao paiva onde deu as primeiras pagaiadas; Marco, funcionário da Refer, promotor da "filosofia" Curte a Vida, que iniciou a sua experiência no kayak mar; Inverno, presidente do Clube de Canoagem e Águas Bravas de Portugal, engenheiro que partinha o sei tempo entre a família e o activismo no clube e o lazer no kayak; Benjamim, engenheiro civíl, com 20 anos de experiencia de canoita, mulher e 2 filhos, um "tio" dentro da comunidade kayaker em Portugal; Tiago, bem humorado condutor de camionet, natural de Pedorido, Castelo de Paiva, e o mais novo do grupo, pelos 24 anos; Bica, rapaz de pequeno porte e remada sólida, faz frabalhos verticais e de tmperamento calmo; Daniel, engenheiro aveirense, da turma do CCABP; e eu, Jorge Rabiço, sempre impelido para o desconhecido por uma força que me descola do comforto confirmado, e me atira para a provação diária.
Em 14 dias, e após 270 km, esperamos sair sãos, um pouco mais velhos e com a nossa união reforçado. Estavamos por nossa conta.

Ao som de Thirty-three - Smashing Pumpkins

Sem comentários: