segunda-feira, dezembro 15, 2014

AméricaNuMinuto - O Basalto aparareceu no Horizonte (29 Novembro) 12º GC

Ultrapassamos "Lava Falls" bem cedo. O rápido tem uma pendente enorme para a massa de água que o rio transposta. Ainda assim a 250 m3 revelou-se mais fácil do que imaginavamos. Apesar de tudo e como sempre, não o quis "checar" muito, acelarava-me demasiado o pulso quando mastigava muito as possibilidades de linhas a fazer. Vi, li e pus-me na fila atrás dos "young guns". Teve direito a celebração com Tequilla, mais abaixo na "Celebration beach". 

Na parte final da garganta, lateralmente, ocorreram erupções vulcanicas mais recentemente (milhões de anos). Enormes quantidades de lava fizeram uma represa natural de 4 metros de altura no Colorado, para além disto, a espalhou-se pela garganta a jusante, por mais de 50 milhas. Com o passar dos anos, este basalto foi sendo "lavado" pela água. "Lava Falls" é o que resta deste fenomeno antigo. Durante todo o dia navegamos dentro de paredes de basalto que por sua vez estavam dentro de paredes de xisto e granito primário, estava a terminar a aula de geologia. 
O ambiente começa a ser de descompressão, e há dias aue todos contam os dias em contagem decrescente. A equipa com algumas excepções continua divertida, coesa e "nota-se" muito saudosa, cada um das suas gente. A testosterona acumulada faz a conversa descambar para componentes memos "moralmente respeitosas". 
Entre comentários sobre "carnes" reparo que os cactos variam a cada dia, 7 tipos até agora, sempre de vigia, como os últimos guardiões das falésias.

Ao som de Red Rain - This Mortal Coil

Sem comentários: