domingo, fevereiro 22, 2009

Karnali in Kávado



Primeiro dia de férias de Carnaval e mascarei-me com o meu novo barco, Piranha Karnali L. À pimeira impressão 20 valores. "easy boof", rápida e estável a vir à superfície, rápida na viragem, volume (300 litros) e conforto. A Pyranha fez um barco perfeito.

O fim de semana prolongado "tirei-o" com o objectivo de conhecer os rios de canioning no Gerês com potencial para remar em kayak, após umas grandes chuvadas é claro. Primeiro dia da "Karnival Karnali Mini Expedition" fomos conhecer o altíssimo Cávado, que termina na barragem da Paradela e aproveitamos para dar umas escorregadelas no clássico. Companhia do Zé Azevedo, fotos da Dora e montagem de video minha, ao final do dia, num tasco do Fafião.

A montanha mostrou-me ainda muito mais: o Carcerelhe, que nasce na Serra Amarela, e que tem uma cascata limpa de 10 metros mesmo à beira da estrada, os espigueiros do Lindoso, maior aglomerado nacional e parte do nosso património, e um bando de gandins que desceram o Cávado na Terça de Carnaval, com garrafas de vinho e presunto e alguns banhos na bagagem.

IMG_5342

Antes de chegar à barragem da Paradela, o rio presenteia-nos com uma série de tobogans e cascatas técnicas, o último km cai 100 metros. Granito mole e irregular, bem diferente do Cávado que toda a gente conhece.

IMG_5381
No final da garganta há (quando os níveis da barragem estão baixos ) uma enorme queda de água. Infelizmente não naquele dia. Uma bonita imagem do final da sequência.

IMG_5320
Azevedo e a sua clássica máquina em mais um tobogan.

Ricardo

Rafa

Mário

Bando de Gandins no Cávado Cássico. Cai Pimba. Por ordem, Curvinhas, Zombie Kid e Ramos dos Plásticos.

Crazy
A beleza pura do Gerês num momento de descontração de mitras

Carcerelhe
Cercerelhe. Cascata de 10 metros limpa ao lado da estrada. Aceitam-se incrições para as próximas chuvadas.

Lindoso
Espigueiros do Lindoso. Património Nacional.

Vacas
Simbiose na Serra Amarela.

3 comentários:

Anónimo disse...

Boas fotos. Parabens ao Zé pela vitória no extremo do FIAB.

Edgar Cerqueira disse...

Pelos vistos sou o primeiro a fazer a inscrição para esse lindissimo salto de 10 metros.. venha ele venha ele salatamos tudo tudo...

rresende disse...

As fotos estão muito boas!
Parabéns!