segunda-feira, dezembro 15, 2014

AméricaNuMinuto - Phantom Ranch (25 Novembro 2014) 8º GC

O xisto tinha um encanto especial. Como era negro, no nascer e no por do sol a luz enfatizava ainda mais os mosaicos entre as faces que se viravam ao sol e as que se escondiam dele. Nesta secção, todos os rápidos eram de portagem impossivel, nada do outro mundo, mas a tensão cheirava-se.
Ao final do dia ultrapassariamos Horn Creek Rapid, que deu um banho e uma canoa agrafada num contracorrente dantesco. Felizmente para o calado n houve consequências, apenas sorrisos e algumas chacotas.
A meio do dia tinhamos recarragado forças no único contacto que tivemos com a civilização (ou o mais proximo dela). N que quisessemos esse contacto a todo o custo mas falava-se que de lá era possivel o envio de postais. Existe um trilho mais ou menos a meio dos 300 km de Canyon entre a o planalto norte ( north rim) e o panalto sul (south rim) este trilho cruza o rio numa ponte pedonal (a única em 300 km), e passa numa conjunto de casas de madeira com camping, bar, posto dos rangers, com alguma simples criação de gado. Phanton Ranch. Desde os primórdios da exploração do Grand, rancheiros estabeleceram-se aqui para fazerem as suas vidas prosperar dos aventureiros que desciam o rio e dos aue cruzavam as montanhas a pé ou de mula. Sim, tudo o que ache chegava era carragado durante 2 dias por mulas. Inclusive o lixo que partia. Não resisti a captar o momento de ver a equipa a escrever postais direction portugal, e a comprar snickers que tinham viajado nos lombos de equinos. Quando temos saudades de alguém tanto os actos como os sentimentos ficam exacerbados. E algo me arrastou para ir mais longe nas palavras que verti no correio. Quando palavras e semantica não chegam para exprimir o que sentimos por pessoas, esperamos que elas viagem através da tinta e retrocedam o postal para o momento e exacto em que escrevemos "Amo-vos muito", pois esse estado fisicamente é uma dimensão não mensuravel, que só podia ser sentida por muito naquela mesa e pelos seus lá longe.
E as mulas lá carregaram o peso infinito do sentimento. Nós estavamos de regresso à nossa condição. Cruzadores de nós próprios.
Ao som de Temptation - New Order

Sem comentários: