domingo, fevereiro 22, 2009

Karnali in Kávado



Primeiro dia de férias de Carnaval e mascarei-me com o meu novo barco, Piranha Karnali L. À pimeira impressão 20 valores. "easy boof", rápida e estável a vir à superfície, rápida na viragem, volume (300 litros) e conforto. A Pyranha fez um barco perfeito.

O fim de semana prolongado "tirei-o" com o objectivo de conhecer os rios de canioning no Gerês com potencial para remar em kayak, após umas grandes chuvadas é claro. Primeiro dia da "Karnival Karnali Mini Expedition" fomos conhecer o altíssimo Cávado, que termina na barragem da Paradela e aproveitamos para dar umas escorregadelas no clássico. Companhia do Zé Azevedo, fotos da Dora e montagem de video minha, ao final do dia, num tasco do Fafião.

A montanha mostrou-me ainda muito mais: o Carcerelhe, que nasce na Serra Amarela, e que tem uma cascata limpa de 10 metros mesmo à beira da estrada, os espigueiros do Lindoso, maior aglomerado nacional e parte do nosso património, e um bando de gandins que desceram o Cávado na Terça de Carnaval, com garrafas de vinho e presunto e alguns banhos na bagagem.

IMG_5342

Antes de chegar à barragem da Paradela, o rio presenteia-nos com uma série de tobogans e cascatas técnicas, o último km cai 100 metros. Granito mole e irregular, bem diferente do Cávado que toda a gente conhece.

IMG_5381
No final da garganta há (quando os níveis da barragem estão baixos ) uma enorme queda de água. Infelizmente não naquele dia. Uma bonita imagem do final da sequência.

IMG_5320
Azevedo e a sua clássica máquina em mais um tobogan.

Ricardo

Rafa

Mário

Bando de Gandins no Cávado Cássico. Cai Pimba. Por ordem, Curvinhas, Zombie Kid e Ramos dos Plásticos.

Crazy
A beleza pura do Gerês num momento de descontração de mitras

Carcerelhe
Cercerelhe. Cascata de 10 metros limpa ao lado da estrada. Aceitam-se incrições para as próximas chuvadas.

Lindoso
Espigueiros do Lindoso. Património Nacional.

Vacas
Simbiose na Serra Amarela.

quarta-feira, fevereiro 18, 2009

Beça - uma semana, duas descidas épicas !



Na semana passada aproveitei para desenferrujar o Rio Beça. Com as chuvas diluvianas que caíram durante o fim de Janeiro e o início de Fevereiro, o caudal esteve sempre a nivies "inavegáveis", 150 cm, 100 cm, 205 cm. Remanos quinta com o caudal da praxe, 37 cm e no Domingo, que com mais uma série de "introducers" naquele rio vivi uma das descidas mais épicas dos últimos tempos ... O Maia "crashou" e alombou mato acima, a Teresa obrigou a desmultiplicações de corda e invenções de remendos de última hora depois de se ter "espatifano" nos calhaus de granito, e o Crazy Ramada decidiu (desde há muito tempo) que sempre é preferivel esquimotar que nadar e arrastar as canelas no leito do rio. A companhia da minha camara de testa deu este pequeno "take" que vos apresento. No final tudo acabou bem com minis e sandes de presunto num tasco sem nome da Serra da Cabreira.

sábado, fevereiro 14, 2009

The 3 Minutes Project



Há coisas que são incompatíveis. Publicar fotos decentes neste site, custou-me nestes últimos tempos uma série de dissabores. Belo dia de sol, água límpida, companhia dos amigos, nas margens a flor das mimosas rebenta, com o aparecer da Primavera, na tua cabeça avoluma-se a linha que vais fazer naquela sequência de cascatas que te vão aparecer 200 metros mais à frente, 100 metros mais à frente, 50 metros mais à frente, 10 metros mais à frente ... zzzvvvziiuops ... " Ei, ei, parou tudo, quero tirar uma fotos para o meu site" !!! Pois bem, sempre que virem umas belas fotos nesta página lembrem-se que alguém sacrificou um pouco de adrenalina, para entreter os seguidores desta jornada.
Pediram-me mais dinamica nas reportagens ... "Bideos, bideos, nos queremos é bideos" ... Já não faltava andar de máquina fotográfica escamartilhão atrás de mim, ainda tinha que transportar uma "XVR2PY HI TEC HANDYCAM" !!

Solução: Colar uma câmara estanque no capacete, e remar rio abaixo.
Presenteio-vos com a nova rúbrica "3 Minutes With". Peçam um rio.

segunda-feira, fevereiro 09, 2009