segunda-feira, dezembro 15, 2014

AméricaNuMinuto - Turnos Nocturnos Para Sobreviver ao Dilúvio (1 Dezembro 2014) 14º GC

Azáfama, granel, e sorrisos. Quase no terminos da trip os remadores de rafts, remaram canoas, e os de canoas rafts. Amarraram-se embarcações e deixamo-nos flutuar mergulhados na alegria. Ainda houve tempo para observarmos nascents termais. Apesar de tudo o dia seria pesado em milhas. A fraca progressão dos primeiros dias obrigava-nos a fazer 45 milhas em 2 dias (65 km). 
Agrafamos a última praia antes de Diamond Creek (onde seriamos "resgatados" no dia seguinte pelas 10 da manhã) e cravamos cerveja ao grupo acampado em frente. 30 horas antes a barragem de Glen Canyon, que controla o caudal do GC, tinha feito uma descarga acima do caudal normal, passaria para o dobro 500 m3, ao prepararmos o acampamento começamos a sentir o volume do rio a subir. Nessa noite a minha equipa de cozinha tentaria inventar algo para jantar do que restava nas arcas portateis. Havia ainda dezenas de pacotes de queijo de barrar. Apesar de tudo conseguimos fazer uma sopa de tomate com ovo escalfado e acompanhamos com o mais próximo possivel de "burritos" com um pouco de tudo. Começara a chover nessa noite e armamos a barraca possivel para jantar.
Tive um sono péssimo nessa noite, virava de um lado, virava do outro, chovia. O duplo teto, colava na camada interna da tenda que por sua vez se colava na minha cara. Lá fora o rio "rugia", o caudal da descarga anunciada agigantou-se com a rara chuva. Abri a tenta e mesmo à minha frente, o gigante contra corrente tinha levado 3 metros da praia de areia, e estava a 2 metros da porta da tenda. A cozinha e outras tendas estavam montadas em leito de possivel cheia. Com um "team work" possivel para aquela hora da noite, com gente a sair em boxers da tenda para salvar barcos, tendas e pertences, enquanto outros continuavam profundamente ressonantes, mobilizamos tudo para o ponto mais seguro da praia e decidimos fazer turnos de vigia até à alvorada, n fosse a água subir ainda mais. O Grand surpreendia-nos, e ofereceria-nos tudo aquilo a que tinhamos direito.

Ao som de Yulunga (Spirit Dance) - Dead Can Dance

Sem comentários: